IMAG

INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DE ADÊRENCIA

IMAG é complacente com as recomendações do Apêndice 14 da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional
)
IMAG é o equipamento referência para a medição do IRFI (International Airport Runway Friction Index), norma ASTM E2100-04

INTRODUÇÃO

            O IMAG é um equipamento desenvolvido para medir automaticamente a aderência em pavimentos aeroviários. Ele é o resultado da cooperação entre o Departamento Francês de Aviação Civil e a “Aeroports de Paris” (Empresa que controla os aeroportos de Paris). O IMAG esta coberto pela patente 89.16834. Uma roda de medição, lastreada e puxada com velocidade constante (até 140 km/h), é freada com um determinado coeficiente de frenagem (0% a 100%). O uso do IMAG permite: 

MÉTODO OPERACIONAL

             A roda de medição, posicionada no centro do veículo, é lastreada e puxada com velocidade constante. O sistema controla automaticamente a frenagem variável. Uma série de sensores mede continuamente os seguintes esforços:

 

 

 

            O intrínseco projeto do IMAG, envolvendo a medição dos esforços Fv e C, permite uma analise avançada da aderência:


 

Desta maneira é possível determinar dois coeficientes de atrito:

 

Força µ: = Fh/Fv

(Coeficiente de arrasto Longitudinal).

 

Torque µ = (C/R)/Fv

(Coeficiente de atrito), onde R é o raio da roda de medição.

  

APLICAÇÕES:

           Os resultados podem ser utilizados de duas maneiras:

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

Composição:

   -     Dimensão 165x380 tipo AIPCR;

   -     Pressão de calibragem: 150 kPa;

   -    Carga sobre a roda de medição: 175 daN.

Sistema de medição do coeficiente de atrito:


            -  A fim de ter uma excelente representação da aderência, assim como precisão nas medidas, o IMAG efetua uma medição a cada 5 mm,            isso significa 200.000 medidas por quilômetro;

-   Coeficiente de atrito puro (ligado unicamente a qualidade da superfície);

-   Coeficiente de atrito de arrasto (ligado a presença de “contaminantes” no pavimento);

             -  Velocidades usuais: 40,65 e 95 km/h.

Exploração:


 

Equipamentos complementares: